Saiba qual a diferença entre uma hospedagem de site com servidor dedicado e não dedicado

Quando falamos em servidores de hospedagem, é comum que os gestores de TI das empresas tenham dúvidas sobre quais são as reais diferenças entre um servidor dedicado e não-dedicado, bem como qual deles escolher para o seu trabalho.

Muito se fala sobre esses dois tipos de servidores e, até mesmo, há quem diga que o servidor dedicado é a melhor opção para uso empresarial. Mas, afinal, isso é verdade? É necessário mesmo se preocupar com o tipo de servidor utilizado na empresa?

O que é um servidor dedicado?

É chamado de servidor dedicado aquele em que um único datacenter, real ou na nuvem, é utilizado por cada cliente que contratar o serviço. Isso quer dizer que eles disponibilizam um espaço exclusivo para que os sites, e-mails e outros recursos utilizados na web por uma empresa tenham mais velocidade, estabilidade e segurança.

Como o próprio nome sugere, é um servidor que se dedica a cumprir serviços e gerar protocolos para um meio apenas, evitando, assim, que o espaço fique sobrecarregado e que as páginas demorem a carregar quando acessadas, gerando incômodos para o usuário, por exemplo.

O que é um servidor não-dedicado?

O servidor não-dedicado é aquele em que o mesmo espaço é compartilhado por milhares de sites e aplicativos que utilizam os mesmos recursos para o seu funcionamento.

Desse modo, o site da sua empresa permanece hospedado juntamente a outros sites, o que justifica um preço mais baixo por esse serviço.

Servidor dedicado e não-dedicado: afinal, qual devo escolher?

A escolha por um servidor dedicado ou não-dedicado deve levar em consideração, principalmente, a quantidade de acessos que um site tem e os recursos utilizados pela página.

No caso de uma empresa de pequeno porte, que tenha um site institucional simples, como uma página com apresentação da organização, poucas fotos e um formulário de contato apenas, por exemplo, o servidor não-dedicado é uma excelente escolha. Afinal, esse tipo de site não demanda muito espaço para armazenar o seu conteúdo, bem como não gera uma quantidade muito grande de acessos.

Porém, no caso das empresas que têm sites mais elaborados, com uma grande galeria de fotos ou um blog que é alimentado frequentemente, é preciso ter um servidor dedicado. O mesmo ocorre com os e-commerces, que são sites robustos, com muitas fotos dos produtos e também plug-ins que permitam o pagamento via cartão de crédito ou débito ou, ainda, serviços, como o PayPal.

Outro exemplo de site em que os servidores dedicados são imprescindíveis são os portais de notícias, pois são páginas muito acessadas, principalmente quando são publicadas matérias que geram muito interesse nas pessoas.

Se um e-commerce optar por um servidor não-dedicado, por utilizar muito espaço e ter muito conteúdo cadastrado, poderá demorar para carregar e ter um desempenho ruim. Agora, pense na seguinte situação: um cliente acessa a página da loja virtual, tem interesse por um produto que está exposto, mas a página simplesmente não carrega e ele não consegue ter mais informações sobre o item.

Nesse caso, é bem provável que essa pessoa fique irritada, abandone o site e simplesmente deixe de fazer a compra ou, então, busque por algo similar em lojas concorrentes, talvez nunca mais voltando a acessar o site da sua loja.

É por isso que o servidor dedicado é a melhor opção de escolha para quem tem sites que geram grande quantidade de acessos ou, então, que têm muito conteúdo cadastrado.

Hospede seu site grátis por 30 dias

De maneira geral, podemos dizer que todos os sites que consomem, em média, 2 TB de espaço em disco e 30 GB ou mais de memória necessitam de um servidor dedicado. Esse tipo de hospedagem também é a melhor opção para quem precisa fazer alterações constantes a nível operacional.

Os sites que utilizam servidores não-dedicados, em alguns momentos, podem também ficar fora do ar, por conta do elevado número de acessos que todas as páginas que estão no mesmo espaço compartilhado têm. Por isso, também é preciso observar esse detalhe.

Agora, você já sabe qual é a diferença entre servidor dedicado e não-dedicado e como proceder para escolher a melhor opção para a sua empresa. Portanto, avalie todas as informações que apresentamos aqui e pense sobre qual é o melhor modelo de hospedagem para você.

A KHost trabalha com hospedagem de sites e pode oferecer a melhor opção em servidores dedicados para você, possibilitando um serviço de qualidade para os seus clientes, que terão facilidade e boa usabilidade ao acessarem o seu site. Entre em contato conosco e saiba mais sobre os nossos planos e serviços.

Copyright © 2019 KHost. Todos os Direitos Reservados